terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Direitos de Transmissão do Brasileiro

Falando um pouco sobre os Direitos de Transmissão do Brasileiro

Com o novo contrato negociado válido para o triênio 2009/2011 entre emissoras e clubes, passamos a ter doravante pelo menos duas formas distintas de pagamento: o correspondente às emissoras de sinal aberto e fechado, e o pagamento referente aos jogos vendidos pelo sistema PPV - pay per view ou pagar-para-ver.
.
O pagamento é dividido em doze parcelas mensais.
É importante ter em mente que de cada pagamento são deduzidos 5% de direito de arena para os atletas e mais 5% para o INSS.

Para 2009, a verba destinada aos clubes é de 300 milhões de reais por parte das emissoras abertas e fechadas, e mais 110 milhões por parte do PPV.
Da verba de 300 milhões sairão, também, os pagamentos das despesas de viagens e estadia (despesas de hotel) dos clubes, que são feitas pelo Clube dos Treze.
Na assembléia de 15 de janeiro ficou definido que os clubes teriam direito a um mínimo de 1,5% na distribuição das verbas do PPV, desde que não tivessem alcançado esse percentual nas pesquisas encomendadas para aferir a participação de cada torcida.
Essa mesma assembléia delegou à diretoria executiva do Clube dos Treze a negociação com os 4 clubes convidados: Náutico, Avaí, Santo André e Barueri.
Além das cotas referentes aos direitos, eles também terão suas despesas de viagens e estadia pagas.
Outro esclarecimento: o Clube dos Treze funciona como uma empresa independente, recebendo o dinheiro das emissoras e distribuindo-o entre seus associados. Essa forma pode gerar protestos de algumas torcidas, mas foi a fórmula encontrada pelos clubes brasileiros para se relacionarem com as emissoras, negociando seus direitos e a administração dos recursos recebidos.

Como nos anos anteriores, os clubes estão divididos em alguns grupos:
I - Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Vasco da Gama;
II - Santos;
III - Grêmio, Internacional, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Fluminense, Botafogo;
IV - Atlético Paranaense, Coritiba, Goiás, Sport, Vitória
V - Portuguesa;
VI - Bahia, Guarani;
VII - Convidados: Náutico, Avaí, Santo André, Barueri.

Os membros de cada grupo têm direito a uma cota fixa sobre o valor dos direitos para as emissoras de sinal aberto e fechado; cada divisão ficará mais clara de ser percebida na tabela a seguir, que mostrará os valores fixos citados e os valores variáveis do PPV, exceto para os times que receberão a cota mínima.



FONTE: http://colunas.globoesporte.com/olharcronicoesportivo/

Nenhum comentário: